Semana da Psicologia aborda compromisso social e políticas públicas
25/08/2023, por Renata Tarrio
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto acontece a já tradicional semana da Psicologia da UniPaulistana. Dessa vez, o evento traz como tema “Psicologia, compromisso social e políticas públicas”. Ao analisar as complexas interações entre indivíduos e sociedade, os psicólogos desempenham um papel vital na identificação e resolução de problemas sociais. Eles não apenas tratam de questões individuais, mas também colaboram ativamente na formulação e implementação de políticas que visam o bem-estar coletivo.
Através da compreensão profunda dos fatores psicológicos que influenciam o comportamento humano e as dinâmicas sociais, os psicólogos são agentes de mudança que contribuem para a criação de políticas inclusivas e sustentáveis. Seja na saúde mental, na educação, na justiça ou em outras áreas, a Psicologia fornece insights sobre as necessidades e desafios das pessoas, embasando assim a tomada de decisões informadas e humanizadas em nossas sociedades.
Acompanhe a programação completa:
28/08 – O Compromisso Social da Psicologia na Construção das Políticas Públicas
Coordenação: Profa. Dra. Maria das Graças de Lima
Palestrante: Prof. Dr. Odair Furtado
Professor Doutor em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, junto ao Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social (PSO) e na graduação do curso de psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Ação Social (NUTAS) do PSO e líder do grupo de pesquisa CNPq – Trabalho e Ação Social.
Dia 29/08 – Psicologia e as Políticas Públicas de Educação no Brasil
Coordenação: Profa. Ms. Heloísa Prado e Profa. Ms. Eliete Ribeiro de Lima
Palestrante: Profa. Ms. Beatriz de Paula Souza
Psicóloga e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo –IPUSP, Coordenadora do Serviço de Orientação à Queixa Escolar, do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE. Uma das fundadoras do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – ABRAPEE.
Dia 30/08 – Psicologia e Políticas Públicas de Saúde
Coordenação: Prof. Luciano S Buiati
Palestrante: Psic. Nana Silva Foster
Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília, aprimoramento multiprofissional em saúde mental no Centro de Atenção Psicossocial Professor Luís da Rocha Cerqueira, mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UNIFESP.
Atualmente, psicóloga – Técnica Administrativa em Educação, no Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina EPM/UNIFESP. Atua na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde e é membro do Laboratório de Saúde Coletiva LASCOL/UNIFESP, atuando no ensino da graduação do curso de medicina e no programa de Residência Multiprofissional do Hospital São Paulo (HSP) e projetos de extensão e em pesquisa.
Tutora no Programa de Educação Pelo Trabalho PET-Saúde Interprofissionalidade e na atual edição PET- Reorientação da produção e da gestão do cuidado em saúde mental durante a pandemia de COVID-19, Diadema, SP. Coordenadora da oficina de fanzine, voltada para mulheres encarceradas (LASCOL/OAB-SP). Interesses e ênfases de pesquisa relacionadas à área da formação em saúde e cuidado no SUS, Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos.
Palestrante: Psic. Adriana Aparecida Fregonese
Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista – Unesp (2001). Especialista em Psicologia Hospitalar pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (2003). Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP (2006).
Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP (2014). Atualmente é Coordenadora de Psicologia – Hospital do Coração (Hcor). Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Cardiovascular (Hcor). Professora Instrutora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em PSICOLOGIA HOSPITALAR.