Ensino Superior: a hora da escolha é agora
8/08/2023, por Redator UniPaulistana
A importância da escolha certa da carreira e da instituição
A temporada para escolha do melhor curso e da Instituição de Ensino Superior que ofereça as melhores condições está no ar. Em todas as viradas de semestres ocorre uma busca de interessados em cursarem o ensino superior, motivados pela busca de desenvolvimento pessoal e profissional.
Esta movimentação traz consigo duas constatações, uma reforça o fato de que ter uma melhor formação e qualificação é pré-requisito para uma melhor empregabilidade. A outra constatação, é a de que há uma oferta crescente de oportunidades, aliás essas citadas oportunidades nunca deixaram de existir.
O sentimento da inexistência de vagas de emprego pode ter origem em uma realidade preocupante brasileira. Segundo dados da OCDE, apenas 21% da população entre 25 e 34 anos, tem formação universitária, percentual este muito aquém do que se observa nos EUA, cujo percentual é maior do que 50%.
Este vácuo gerado entre a formação do ensino médio e a conclusão do ensino superior traz uma realidade social que é materializada pelo nível de empregabilidade e ganho salarial.
Segundo dados do SEMESP, o simples fato de se ter o ensino superior viabiliza uma remuneração média 144% acima da dos que terminaram o ensino médio e 258% acima sobre os não concluintes do ensino médio.
Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do IBGE em 2020, a taxa de desemprego no Brasil entre trabalhadores que têm ensino médio incompleto (24,4%) é aproximadamente três vezes maior que a do grupo de desempregados com curso superior completo (8,3%).
Embora os números denotem melhoria salarial e menor desemprego para os que concluem o ensino superior, dois componentes essenciais não podem faltar: (i) comprometimento do estudante com o curso e (ii) a qualidade da Instituição de Ensino Superior.
O comprometimento é algo pessoal e inerente a seus interesses e propósitos, mas quanto a Instituição de Ensino Superior é essencial pesquisar sobre a tradição da instituição, a qualidade do ensino ofertado, a estrutura, a localização e o custo-benefício da escolha.
Uma simples consulta ao site do MEC, permitirá evidenciar a qualificação da Instituição de Ensino Superior e dos cursos por ela ofertados. Aqui vale uma dica “Como diz o caipira, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”, desconfiem de ofertas “mirabolantes” recebidas, procurem se informar sobre a instituição e sobre o que tem sido divulgado na mídia sobre a mesma.
Para o pró-reitor do Centro Universitário Paulistana, Angelo Toyokiti Yasui, a escolha da instituição de ensino deve ser suportada por pilares básicos como a adequação do curso ao perfil do interessado, o mercado de trabalho, a modalidade de ensino que irá cursar e a Instituição de Ensino Superior.
Adicionalmente, face a profusão de cursos ofertados por várias Instituições de Ensino Superior, o pró-reitor sugere que os interessados procurem conversar com os alunos e egressos da Instituição, para buscar maiores informações sobre o ambiente, a infraestrutura, o quadro de docentes, a secretaria, dentre outras. E, por que não, agendar uma visita à Instituição, ou mesmo, uma reunião com a coordenação.
Como a escolha da Instituição de Ensino Superior não é trivial, esta pesquisa adicional mitigará os riscos de arrependimentos posteriores e auxiliará na melhor decisão a ser tomada!
Prof. Msc Angelo Toyokiti Yasui
Pró-Reitor do Centro Universitário Paulistana