A morte de vendas no varejo presencial. Será?
3/05/2024, por Redator UniPaulistana
O impacto da indústria 5.0, na Gestão da Cadeia de Suprimentos.
Na última década ouvimos falar muito sobre a indústria 4.0, tema que surgiu inicialmente em meados dos 2012, através de um projeto estratégico de alta tecnologia do Governo Alemão, na feira de Hannover, em outubro de 2012, em que a comissão para o desenvolvimento da indústria, (Srs. Siegfried Dais (Robert Bosch GmbH) e Henning Kagermann (German Academy of Science and Engineering) apresentaram um conjunto de recomendações para implementação da Indústria 4.0 ao Governo Alemão.
Em Abril de 2013, novamente na Feira de Hannover, o relatório final do Grupo de Trabalho da Indústria 4.0 foi apresentado, trazendo e discutindo conceitos de manufatura inteligente, em que se promoveu a implementação de novas tecnologias (processos e produtos) como forma de revolução no setor produtivo, alterando significativamente a maneira como as empresas fabricam, melhoram e distribuem seus produtos e, principalmente, trazendo a concretização da transformação digital, proporcionando tomada de decisões em tempo real e mais produtividade, flexibilidade e agilidade.
Hoje, em um processo evolutivo, já se discute os conceitos e inovações proporcionadas pelo que se denomina de indústria 5.0, conceito este, que se foca e amplia os objetivos da cadeia produtiva – (Supply Chain), direcionando não mais só os processos e produtos na cadeia produtiva, dos negócios empresariais, mas principalmente, focando-se em tecnologias que buscam integrar o bem-estar das pessoas, tanto nos aspectos sociais, como nos aspectos profissionais, sem no entanto, perder a referência e promoção dos negócios e mudanças organizacionais, ampliando assim, o conceito de sustentabilidade empresarial.
Após o impacto e evolução (social e tecnológica) necessária, causada pela pandemia, que proporcionou incrementos e melhorias nos processos logísticos, verifica-se o avanço cada vez mais significativo de compras online (e-commerce) e o aumento de serviços que dependem de entregas rápidas (e-delivery) eficientes, evidenciam muito bem esta revolução, a ponto de se discutir em que momento, não muito distante, irá se concretizar a morte de vendas de produtos no varejo presencial. Será????
Assim, uma das questões que se faz presente na revolução Industrial 5.0 é, exatamente essa, qual será o impacto para a Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) e, consequentemente nos processos logísticos, em especial para setor varejista, com a eliminação de vendas presencial diminuindo a cada ano, quando comparadas com as vendas no varejo virtual (e-commerce).
Renato Moreira Toledo é Professor do Centro Universitário Paulistana – UniPaulistana. Mestre em Administração pela USCS – Universidade de São Caetano do Sul (2003) e Pós Graduado em Administração pela USCS – Universidade de São Caetano do Sul (2001) e em Administração pela FGVSP (2000).