• Notícias
  • Webmail
  • Central do Aluno
  • Central do Professor
  • Egressos (Ex-Alunos)
  • Contato
UniPaulistana
  • Estude na UP

    Estude na UP

    • Processo Seletivo – Enem
    • Processo Seletivo – Vestibular
    • Processo Seletivo – Diplomados (2ª Graduação)
    • Processo Seletivo – Transferências
    Estude na UP
  • Cursos

    Cursos

    • Graduação
      • Psicologia
      • Pedagogia
      • Ciências Contábeis
      • Administração
      • Pedagogia para Licenciados
    • Graduação de curta duração
      • Gestão Fiscal e Tributária
      • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
      • Tecnologia em Logística
      • Gestão Hospitalar
      • Gestão de Recursos Humanos
      • Processos Gerenciais
      • Gestão em Tecnologia da Informação
      • Tecnologia em Marketing
    • Pós-graduação
      • Planejamento e Gestão Avançada de Tributos
      • Psicoterapia Breve Psicanalítica
      • MBA – Data Science
      • Controladoria e Finanças
      • Gestão Estratégica de Pessoas e Comportamento Humano
      • Psicopedagogia
      • Gestão Escolar
      • Pedagogia Empresarial
      • MBA – Gestão de Empresas
      • Inclusão e Diversidade
      • Comércio Exterior
      • MBA – Gestão de Processos Logísticos
      • Gestão e Desenvolvimento de Sistemas
      • Psicodrama Clínico e Organizacional
    • Extensão
      • Noções de Contabilidade para não Contadores
      • Processos e Rotinas envolvidas na demissão de colaboradores
      • Excel: Do básico ao avançado. Ênfase na elaboração de Balanços, DRE e Notas Explicativas
      • A Clínica Infantil e da Adolescência sob Perspectiva da Psicologia Winnicottiana
      • Práticas de Escrituração Fiscal
      • Curso Básico de Hipnose para Estudantes de Psicologia
    Cursos
  • A UniPaulistana

    A UniPaulistana

    • A UniPaulistana
    • Revista Uni
    • Infraestrutura e Localização
    • CPA – Comissão própria de avaliação
    • Estatuto e Regimento
    • Políticas
  • Aluno

    Aluno

    • Calendário Acadêmico
    • Biblioteca
    • Diplomas Expedidos
    • Horas Complementares
    • Manuais e editais
    • Secretaria
    • Egressos (Ex-Alunos)
  • Estude na UP

    • Processo Seletivo – Enem
    • Processo Seletivo – Vestibular
    • Processo Seletivo – Diplomados (2ª Graduação)
    • Processo Seletivo – Transferências
  • Cursos

    • Graduação
    • Graduação de curta duração
    • Pós-graduação
    • Extensão
  • A Unipaulistana

    • A Unipaulistana
    • Revista UNI
    • Notícias
    • Infraestrutura e Localização
    • CPA – Comissão própria de avaliação
    • Estatuto e Regimento
    • Políticas
  • Aluno

    • Calendário Acadêmico
    • Biblioteca
    • Diplomas Expedidos
    • Horas Complementares
    • Manuais e editais
    • Secretaria
    • Egressos (Ex-Alunos)
  • Contato

    • Webmail
    • Central do professor
    • Trabalhe Conosco
  • Home
  • Notícias
  • Sem categoria
  • A VIDA DO COMPOSITOR "ANDRÉ FILOSOFIA" BEM QUE DARIA UM SAMBA-ENREDO PARA O CARNAVAL
Notícias
A VIDA DO COMPOSITOR “ANDRÉ FILOSOFIA” BEM QUE DARIA UM SAMBA-ENREDO PARA O CARNAVAL

A VIDA DO COMPOSITOR “ANDRÉ FILOSOFIA” BEM QUE DARIA UM SAMBA-ENREDO PARA O CARNAVAL

25/02/2022, por Redator UniPaulistana

Compartilhar:

Imagem: JF DIORIO/ESTADÃO

Sambista fez parceria com o comediante e ator Marcelo Adnet para compor este ano tema da escola de samba Leandro de Itaquera

A vida de André Christian Dalpicolo, de 43 anos, mais conhecido como “André Filosofia”, daria um bom caldo na avenida. Na passarela, veríamos alas e alegorias sobre a paixão pelo futebol, o interesse pela literatura, a carreira de professor universitário e, finalmente, o sucesso alcançado coo compositor de sambas-enredo. Para fechar esse desfile, sem estourar o tempo, que tal um carro alegórico cheio de recursos tecnológicos? Uma alegoria que contasse detalhes sobre a parceria do sambista com o ator e comediante Marcelo Adnet – que, por causa da pandemia de covid-19, se deu por meio de WhastApp.

Mas, para não atravessar o samba, vamos começar pela comissão de frente. Na infância, Dalpicolo era um prodígio em memorização. Ele era capaz de repetir a escalação de todas as seleções da Copa do Mundo de 1986. “Eu tinha o álbum de figurinhas do Mundial e sabia todos os jogadores de cada seleção. Aos 4 anos, me levaram para um programa de rádio pra apresentar esse talento”, contou.

Poucos anos depois, ele conectaria sua paixão pelo futebol com o mundo do carnaval. Em 1986, ao assistir pela TV ao desfile da Beija-Flor, ficou encantado pelo enredo O Mundo é Uma Bola. Imediatamente, Dalpicolo tornou-se torcedor da escola de Nilópolis, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, escolheu a Leandro de Itaquera para torcer.

Além do futebol e do carnaval, ele foi contagiado por outra maravilha: a literatura. A mãe, que era  professora do ensino básico e poeta, começou a alimentar o filho com (Jean-Paul) Sartre, Balzac, (Marcel) Proust, George Orwell, Shakespeare e outros. “Lembro do impacto que, como adolescente, tive ao ler A Náusea, de Sartre”, disse. “Acho que foi a partir daí que eu me interessei por Filosofia.”

Apesar do interesse pela Filosofia, ele foi parar na faculdade de Economia. Para ajudar pagar o curso universitário, trabalhou como office-boy em uma empresa. Foi nesse trabalho que conheceu uma mulher que vendia fantasias para os desfiles das escolas de samba do Rio. “Ela vendi para as alas da Vila Isabel. Comprei e fui para o Rio ter essa experiência. Chegando lá, também consegui desfilar na Beija-Flor”, afirmou.

A experiência no carnaval carioca marcou a vida e Dalpicolo. A partir dela, ele nunca mais deixou de se envolver com desfiles de escolas de samba. Mas a vida acadêmica também seguia – e, depois de terminar a faculdade de Economia, partiu para um mestrado em Filosofia (não à toa, começou a ser chamado de “André Filosofia”). Ele iniciava também sua carreira como professor de escola estadual e em universidade.

Em 2006, foi convidado por um amigo para disputar a criação do samba-enredo da Leandro de Itaquera. “Fui chamado porque sempre fui identificado como alguém que tinha muita leitura e podia ajudar no desenvolvimento dos enredos”, contou. Dois anos depois, também disputaria o samba da Unidos de São Lucas, que estava no grupo de acesso.

Em 2010, emplacou dois sambas no grupo especial de São Paulo: Acadêmicos do Tucuruvi e Águia de Ouro. Carnavalescos também começaram a contratá-lo pra desenvolver enredos, sinopses e pesquisas. Ele já defendeu composições na Imperador do Ipiranga, Barroca Zona Sul, Colorado do Brás, Peruche e outras. Paralelamente, expandiu sua influência como compositor disputando sambas em Porto Alegre, Florianópolis e em outras partes do Brasil.

Hoje, Dalpicolo, vulga André Filosofia, divide sua vida como homem do samba e professor universitário. No Centro Universitário Paulistano (UniPaulistana), leciona Recursos Humanos, Pedagogia e Administração. “Os alunos apoiam e gostam deste meu lado. Já levei alguns para desfilar comigo no carnaval”, observou.

SAMBA-ENREDO. Para o carnaval deste ano, ele é um dos compositores do samba-enredo da Leandro de Itaquera: No Ecoar dos Tambores e no Feitiço da Leandro – De Dahomé às Terras da Encantaria – O Cortejo da Rainha Jeje e os Segredos de Xelegbtá. Um de seus parceiros no samba é o ator e comediante (e figura atuante no carnaval carioca) Marcelo Adnet, convidado pela escola a ajudar na composição do samba.

Adnet, aliás, conta como foi a sensação de compor a distância em meio à pandemia da covid-19. “Foi um experiência única. A pandemia acabou nos forçando a adotar soluções criativas. Então, pessoas que estavam longe, que não comporiam juntas, puderam fazer isso pelo WhatsApp. Foi um privilégio estar com o André nesta composição”, garantiu. “A partir de agora, a gente deve incorporar esse hábito de compor a distância. Mesmo não sendo ideal, isso encurta as fronteiras e faz com que pessoas tão talentosas possam estar juntas.”

Dalpicolo lembrou que, antes da pandemia, os compositores se juntavam na casa de alguém e passavam a madrugada trocando ideias sobre letra e melodias. “Agora, isso também aconteceu. Só que por Google Meet e grupos de WhatsApp”. Além da parceria com Adnet, o samba da Leandro de Itaquera também é de autoria de André Ricardo, Beto Colorado, Douglas Chocolate, Juninho Branco, Jacopetti, Luiz Pião, Medonha e Nando do Cavaco.

“Sempre há muita gente na composição de um samba-enredo porque entra quem colabora com letra, melodia, sinopse, pesquisa e quem ajuda a apresentar o samba na comunidade. Às vezes, é muita gente porque são dois sambas, duas composições juntas, formando um enredo”, explicou ainda Dalpicolo.

Agora, Dalpicolo, o André Filosofia, só quer ver o carnaval brilhar na avenida outra vez. Como professor e homem do samba, gostaria que os nossos sambas-enredo fossem encarados como o que realmente eles são: “Algo relevante para a nossa cultura e para a construção do conhecimento da nossa própria história”.

Reportagem de Gilberto Amendola

Fonte: O Estado de São Paulo

  • Filtrar

Fechar filtro

Encontre o curso ideal para você.

  • Categoria

  • Bacharelado
  • Especialista
  • Extensão
  • Licenciatura
  • Sem categoria
  • Tecnólogo
  • POSTS RECENTES

    • Semana da Psicologia aborda compromisso social e políticas públicas

    • A nova Reforma tributárias e os reflexos para as prestadoras de serviços

    • MEI: Cuidados ao contratar colaborador

    • A Inteligência Artificial (IA) e o ensino

CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy

    UniPaulistana
    UniPaulistana

    Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC

    • Madre Cabrini 38 Vila Mariana - São Paulo

    • 11 5549-3033 11 91473-3321
    • contato@unipaulistana.edu.br
    • Estude na UP

      • Processo Seletivo – Enem
      • Processo Seletivo – Vestibular
      • Processo Seletivo – Diplomados (2ª Graduação)
      • Processo Seletivo – Transferências
    • Cursos

      • Graduação
      • Graduação de curta duração
      • Pós-graduação
      • Extensão
    • A Unipaulistana

      • A Unipaulistana
      • Revista UNI
      • Notícias
      • Infraestrutura e Localização
      • CPA – Comissão própria de avaliação
      • Estatuto e Regimento
      • Políticas
    • Aluno

      • Calendário Acadêmico
      • Biblioteca
      • Diplomas Expedidos
      • Horas Complementares
      • Manuais e editais
      • Secretaria
      • Egressos (Ex-Alunos)
    • Contato

      • Webmail
      • Central do professor
      • Trabalhe Conosco
    Thais - WhatsApp | Jet Vap

    Olá! Posso ajudar? Qualquer coisa me chama aqui, ta?