UPLive de Pedagogia abriu ontem a série de lives da UniPaulistana - 24/07/2020

Os docentes do curso de Pedagogia da UniPaulistana realizaram a primeira UPLive de uma série que a instituição tem programada para exibir neste período de pandemia.

A "UPLive Pedagogia" teve início, pontualmente, às 20hs com a mediação da Profª Ma. Genize Molina Zilio Barros, Coordenadora do Curso de Pedagogia da UniPaulistana, que recebeu os convidados: Profª Esp. Andrea Ferreira Almeida, Prof° Me. Jorge de Oliveira Vieira, Profª Dra. Giselle Madureira Bueno e a Profª Dra. Pâmela Buzanello Figueiredo Rossi.

Os docentes tiveram a oportunidade de discutir o tema "Resiliência e Docência: o novo contexto escolar", propondo uma reflexão transformadora sobre educação. Para a Profª Ma. Genize Molina, "ser professor é ser aquele que enfrenta e supera todos os desafios para promover a aprendizagem".

A Profª Dra. Giselle Madureira Bueno apresentou algumas das principais definições de resiliência e afirmou que é necessário uma análise individual, institucional e coletiva sobre o assunto, "porque no fim das contas ninguém é resiliente sozinho", afirmou ela.

O Prof° Me. Jorge de Oliveira Vieira abordou as características dos fatores de risco e de proteção presentes na resiliência, dentro do contexto escolar e a importância de identificar as características resilientes presentes em cada um de nós. Para ele, o trabalho do professor, a partir do retorno às aulas "vai ser, essencialmente, de auxiliar a compreender aquela nova situação que vai se dar, como um ambiente de proteção".

Profª Esp. Andrea Ferreira Almeida descreveu as expectativas para o retorno do Ensino Infantil e Fundamental I e afirmou que ao voltarmos, no tempo seguro, "será importante entendermos que nós seremos outras pessoas. Outros professores, outros alunos, outras famílias. A escola será outra." Para ela, será preciso ressignificar, cada um dentro do seu contexto, das suas condições e principalmente do apoio da família, "porque estamos todos juntos e o apoio da família é muito importante", finaliza.

A Profª Dra. Pâmela Buzanello Figueiredo Rossi descreveu as expectativas reais de alunos da Educação Básica e do Ensino Superior, inclusive  dos pais, sobre o novo contexto escolar e entende que o retorno não será como voltar de férias ou de recesso. "Será preciso explicar aos alunos que eles não poderão dar aquele tão esperado abraço no colega, ou compartilhar o lanche ou a garrafinha de água". Para ela, o professor deverá trabalhar as competências socioemocionais como a resiliência e a empatia e deixou alguns questionamentos para reflexão: "como ser resiliente? O que posso fazer para ser resiliente? Quais as características de um professor resiliente? Quais as estratégias para me tornar resiliente?".

Ao final, a Profª Ma. Genize Molina fez um agradecimento a todos e ressaltou que as reflexões feitas não servem como receita, mas mostram caminhos possíveis e deixou um convite: "vamos desenvolver comportamentos resilientes para superar os desafios desse novo contexto escolar".

Você pode assistir a UPLive de ontem, na nossa página do facebook,  ou no nosso canal do YouTube.