
O Ensino Superior Brasileiro: Desafios e Oportunidades em um Cenário em Constante Transformação
28/02/2025, por Tamara
O ensino superior no Brasil é marcado por desafios e oportunidades que moldam o futuro da educação no país. A concentração do setor em poucos e grandes grupos econômicos de capital aberto, a procura por cursos à distância impulsionada por tickets menores e a busca por um ensino de qualidade são apenas alguns dos elementos que compõem esse cenário complexo.
A análise do setor revela uma realidade contrastante. A oferta de vagas no ensino superior privado é elevada, impulsionada pela busca por alternativas à escassez de vagas em instituições públicas e pela maior flexibilidade na oferta de cursos. A modalidade de ensino à distância, em particular, tem ganhado terreno, respondendo à demanda por cursos acessíveis e com horários flexíveis, especialmente para profissionais que buscam aperfeiçoamento e atualização. Esse movimento, impulsionado pela entrada de capital estrangeiro e empresas de capital aberto tem configurado um cenário de concentração no setor, com a criação de grandes redes de ensino que oferecem cursos em diversas modalidades e regiões do país.
No entanto, essa expansão rápida e sem planejamento adequado tem gerado diversos problemas, como a proliferação de cursos de baixa qualidade, a evasão alta e a dificuldade de inserção no mercado de trabalho para muitos egressos. A concentração do mercado, por sua vez, levanta preocupações sobre a autonomia das instituições, a manutenção da qualidade do ensino e a capacidade de adaptação às necessidades regionais e específicas de cada área de conhecimento.
A taxa de evasão no ensino superior, especialmente em instituições privadas, é um problema recorrente. Diversos fatores contribuem para esse cenário, como a dificuldade de conciliar trabalho e estudos, a falta de apoio financeiro, a baixa qualidade do ensino e a inadequação dos cursos às demandas do mercado. As consequências da evasão são sérias, pois representam perda de investimento público e privado, além de frustração para os alunos que abandonam os estudos.
Outro desafio crucial é a qualidade do ensino. Embora a expansão do ensino superior privado tenha ampliado o acesso à educação, a falta de investimento em infraestrutura, corpo docente qualificado e metodologias inovadoras tem comprometido a qualidade do ensino oferecido em muitas instituições. A busca por certificações e rankings externos, embora válida, não deve ser o único indicador de qualidade, sendo fundamental investir em pesquisa, extensão e em um ensino que prepare os alunos para as demandas do mercado de trabalho.
É nesse contexto que as fusões e aquisições entre instituições privadas se intensificaram em passado recente. A busca por consolidar marcas, otimizar custos e ampliar a oferta de cursos é uma realidade nesse mercado dinâmico. No entanto, é crucial que esse movimento seja acompanhado de investimentos em qualidade e de uma análise criteriosa da viabilidade e da compatibilidade entre as instituições. É fundamental garantir que a busca por crescimento não comprometa a qualidade do ensino e a missão de formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho.
A necessidade de maiores ajustes no ensino superior privado é evidente. A busca por um modelo de ensino que combine acessibilidade com qualidade, que prepare os alunos para as demandas do mercado de trabalho e que promova a inovação e a pesquisa é fundamental. O desafio é grande, mas a oportunidade de construir um ensino superior mais justo, eficiente e de qualidade para todos é real.
A superação dos desafios e a consolidação de um ensino superior de qualidade exigem ações coordenadas de diferentes atores: instituições de ensino, governo, empresas e sociedade civil. O diálogo aberto e a busca por soluções conjuntas são fundamentais para construir um futuro promissor para a educação superior no Brasil.
Angelo Toyokiti Yasui
Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Paulistana – UniPaulistana