Como está a produtividade do trabalhador brasileiro?
27/09/2024, por Tamara
Há vários estudos que demonstram que a produtividade do trabalhador brasileiro é baixa e, por consequência, bem aquém das apresentadas por trabalhadores de outras partes do mundo.
Os fatos geradores desta produtividade inferior podem ser evidenciados facilmente, como a infraestrutura, a qualidade da educação, a legislação, a desigualdade social, dentre outros.
Para sermos pragmáticos, basta uma simples coleta de alguns indicadores publicados por órgãos e instituições como o IBGE, Banco Mundial e a FGV IBRE.
Por que a produtividade do trabalhador brasileiro é baixa?
O crescimento da produtividade do trabalhador brasileiro foi de 0,6% ao ano (IBGE), nos últimos 40 anos, enquanto nos Estados Unidos a produtividade foi de 1,6% ao ano (Bureau of Labor Statistics), no mesmo período.
Em 2022, o Brasil ocupava a 75ª posição no ranking de produtividade, enquanto os Estados Unidos ocupavam a 12ª posição, segundo dados do Conference Board.
Aproximadamente 39% dos trabalhadores brasileiros não possuem ensino fundamental completo (IBGE).
O Brasil ocupa a 41ª posição no ranking mundial de qualidade de infraestrutura (Fórum Econômico Mundial). E o que fazer para que o país consiga sair desta situação de baixa produtividade?
A resposta não é trivial, já que esta realidade está se formando há décadas, mas determinadas ações, que envolvem, principalmente políticas públicas são imprescindíveis, como:
- Investir em educação;
- Investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação;
- Fomentar as parcerias público-privadas;
- Melhorar a infraestrutura logística;
- Ampliar a desburocratização;
- Reduzir o papel do estado no ambiente de negócios;
- Reduzir a desigualdade social.
Enfim, elevar a produtividade do trabalhador brasileiro possibilitará pensar em um futuro melhor para o país. E, para isso, há a necessidade de todos, seja setores da sociedade, governo, empresas e cidadãos se comprometerem.
E não é este o destino que queremos para o nosso país?
Angelo Toyokiti Yasui
Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Paulistana – UniPaulistana