Por: UniPaulistana 16/12/2022

CARNAVAL: SAMBA DA GAVIÕES DA FIEL TEM PROFESSOR DE FILOSOFIA ENTRE OS AUTORES



A história completa do enredo foi apresentada em programa de TV que mostra os sambas de São Paulo no Carnaval 2023

Mais uma vez um grupo de experientes compositores se reuniu, estudou e propôs a letra do Samba-enredo com título “Em Nome do Pai, dos Filhos, dos Espíritos e dos Santos… Amém!”, que será cantado pelos componentes da Escola de Samba Gaviões da Fiel no Carnaval 2023 no Sambódromo do Anhembi em São Paulo. Entre os autores está o professor André Christian Dalpicolo, coordenador dos cursos de RH e Pedagogia do Centro Universitário Paulistana, mais conhecido no mundo do samba como André Filosofia. A TV Globo exibiu no sábado (09/12), no Programa Seleção do Samba de São Paulo, a história completa do enredo.

A letra do samba narra a edificação da humanidade através da fé e propõe uma reflexão sobre a intolerância religiosa. A escolha do tema da Gaviões foi definida em uma disputa de várias composições com torcida e participação da comunidade.  O samba-enredo da Gaviões leda Fiel leva o nome dos autores André Filosofia, Araken, Fabinho do Cavaco, Armênio Poesia, Nando do Cavaco, Bruno Jaú, Maestro Jota Ilhabela e Sebastian.  

O professor André Dalpicolo explicou que parceria na composição do samba buscou a emoção para descrever o enredo sobre a religiosidade. Para ele a escolha do tema trouxe emoção e muita empolgação por parte dos integrantes da escola e acrescentou que a torcida do Corinthians tem uma energia especial e isso faz a diferença.

André Filosofia tem um histórico de dedicação e estudo nos enredos para escolas de samba. Seus trabalhos já ganharam concursos no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Em São Paulo tem uma lista de escolas que já apresentaram suas composições como: Acadêmicos do Tucuruvi, Águia de Ouro, Unidos do Peruche, Pérola Negra, Leandro de Itaquera, Barroca da Zona Sul, Colorado do Brás e Imperador do Ipiranga. No Carnaval de 2023 suas composições estarão no Sambódromo do Anhembi com as escolas Gaviões da Fiel, Unidos do Peruche, Imperador do Ipiranga, Primeira da Cidade Líder e Unidos de São Lucas. 

TAGS