Objetivos
Dentre os principais objetivos, destacam-se:
- Promover o estudo, a pesquisa, o ensino e a difusão das Ciências e da Cultura, por meio do desenvolvimento do espÃrito crÃtico e do pensamento reflexivo;
 - Contribuir na formação de profissionais e especialistas nas diferentes áreas do conhecimento, habilitando-os para inserção nos setores profissionais e paraparticipação no desenvolvimento da sociedade brasileira;
 - Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação, para o desenvolvimento das ciências e, desse modo, promover o entendimento entre os homens;
 - Promover a divulgação de conhecimentos culturais, cientÃficos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
 - Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a sua correspondente concretização, integrando o oferecimento de conhecimentos a uma estrutura sistematizadora do conhecimento de cada geração;
 - Estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais;
 - Prestar serviços especializados à comunidade, estabelecendo uma relação de reciprocidade e promover a extensão, aberta à comunidade, visando a difusão das conquistas e benefÃcios resultantes da criação cultural e da pesquisa cientÃfica e tecnológica geradas na Instituição;
- Proporcionar ao estudante condições e meios para uma educação integral;
 - Formar, ética, intelectual e tecnicamente os alunos, elemento primordial para a realização de um meio seleto, culto e de paz, bem como contribuir para o progresso do PaÃs, de acordo com os grandes objetivos da Educação Nacional definidos no artigo 3º da lei 9394/96, na Constituição Federal e legislação pertinente, com destaque para:
a) o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas;
b) a valorização da experiência extra-escolar;
c) a dinâmica participativa e responsável;
d) o respeito à liberdade e apreço à tolerância;
e) a vinculação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais.
 - Constituir-se em veÃculo de formação inicial e promotor de princÃpios norteadores de formação contÃnua.
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a) o pluralismo de idéias e concepções pedagógicas;
b) a valorização da experiência extra-escolar;
c) a dinâmica participativa e responsável;
d) o respeito à liberdade e apreço à tolerância;
e) a vinculação entre educação escolar, trabalho e práticas sociais.
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