Desde 1972
O curso de Pedagogia do Centro Universitário Paulistano – UniPaulistana contempla como objetivos e competências específicas do egresso o profissional que esteja apto a:
Reconhecer a ação educativa como prática social de intervenção e transformação da sociedade;
Estudar fundamentos científicos, filosóficos, sociológicos, psicológicos e pedagógicos, desenvolvendo uma postura crítica frente à Sociedade e à Educação;
Promover por meio do ensino, pesquisa e extensão, o desenvolvimento de habilidades como: criticidade, criatividade, responsabilidade, autonomia, investigação científica e comprometimento com a educação transformadora;
Compreender a dimensão pedagógica da ação educativa com seus três elementos: o conhecimento, o ensino e a aprendizagem, como objeto de estudo e referência para a atuação do pedagogo;
Compreender a inclusão em seu sentido mais amplo, mantendo uma atitude de respeito à diversidade;
Propiciar estudos teórico-práticos de investigação e reflexão crítica sobre planejamento, execução e avaliação de atividades educativas;
Habilitar profissionais para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Gestão Educacional, bem como, em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
O egresso do Curso de Pedagogia será um profissional que deverá em sua atuação profissional:
Ter ética, compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária;
Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
Identificar problemas socioculturais e educacionais, propor ações criativas às questões da qualidade da educação e medidas que visem minimizar a exclusão social com consciência respeitando as diferenças ambiental-ecológica, étnico-raciais, de gênero, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
Desenvolvimento de projetos pedagógicos, sistematizando as atividades de educação caracterizadas por valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
Trabalhar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.
Diferenciar em nível teórico e prático, a partir de pressupostos teórico-metodológicos, as concepções que norteiam o fazer docente compreendendo que, qualquer ação que pretenda ser transformadora da realidade, necessita ser planejada.
Ressignificação da ação do pedagogo apoiada numa contínua atitude investigativa, preferentemente de caráter coletivo, em que o conhecimento compartilhado e a investigação orientem o processo de se tornar um educador.
Prof. Mestre André Christian Dalpicolo
Coordenador e Professor dos cursos de Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia do Centro Universitário Paulistano (Unipaulistana).
Mestre em Filosofia pela PUC/SP com a dissertação intitulada “A alienação na antropologia de Jean-Paul Sartre – um estudo entre L´être et le néant e Critique de la raison dialectique”. Pós-Graduado em Filosofia pela PUC/RS, em Gestão de Pessoas pela PUC/PR, em Comunicação e Design Digital pela ESPM, em Gestão da Educação pela UFSCAR e em Gestão Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em RH pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Comunicação Institucional pela Belas Artes e em Economia pela USCS. Graduando em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (5 Semestre) e Pós-Graduando em Comunicação e Jornalismo pela FAAP.
Duração do Curso: 8 semestres. Carga Horária: 3.420h. Período: Noturno Vagas: 150 Renovação do Reconhecimento: Portaria nº 340 de 28/07/2016.
MEC-3.0 ENADE-3.0 IDD-4.0 Guia do Estudante-3 Estrelas 89% de Professores Mestres e Doutores
Valor integral para ingressantes no ano de 2023: R$: 668,53. Bolsas de 50% até o final do curso Matricula 50%: R$ 334,27*
WhatsApp