Licenciatura

Pedagogia

O curso de Pedagogia do Centro Universitário Paulistano – UniPaulistana contempla como objetivos e competências específicas do egresso o profissional que esteja apto a:

  • Reconhecer a ação educativa como prática social de intervenção e transformação da sociedade;

  • Estudar fundamentos científicos, filosóficos, sociológicos, psicológicos e pedagógicos, desenvolvendo uma postura crítica frente à Sociedade e à Educação;

  • Promover por meio do ensino, pesquisa e extensão, o desenvolvimento de habilidades como: criticidade, criatividade, responsabilidade, autonomia, investigação científica e comprometimento com a educação transformadora;

  • Compreender a dimensão pedagógica da ação educativa com seus três elementos: o conhecimento, o ensino e a aprendizagem, como objeto de estudo e referência para a atuação do pedagogo;


  • Compreender a inclusão em seu sentido mais amplo, mantendo uma atitude de respeito à diversidade;

  • Propiciar estudos teórico-práticos de investigação e reflexão crítica sobre planejamento, execução e avaliação de atividades educativas;

  • Habilitar profissionais para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Gestão Educacional, bem como, em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

O egresso do Curso de Pedagogia será um profissional que deverá em sua atuação profissional:

  • Ter ética, compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária;

  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

  • Identificar problemas socioculturais e educacionais, propor ações criativas às questões da qualidade da educação e medidas que visem minimizar a exclusão social com consciência respeitando as diferenças ambiental-ecológica, étnico-raciais, de gênero, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

  • Desenvolvimento de projetos pedagógicos, sistematizando as atividades de educação caracterizadas por valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;

  • Trabalhar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.

  • Diferenciar em nível teórico e prático, a partir de pressupostos teórico-metodológicos, as concepções que norteiam o fazer docente compreendendo que, qualquer ação que pretenda ser transformadora da realidade, necessita ser planejada.

  • Ressignificação da ação do pedagogo apoiada numa contínua atitude investigativa, preferentemente de caráter coletivo, em que o conhecimento compartilhado e a investigação orientem o processo de se tornar um educador.


Coordenação do Curso





Prof. Mestre André Christian Dalpicolo

Coordenador e Professor dos cursos de Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia do Centro Universitário Paulistano (Unipaulistana).

Mestre em Filosofia pela PUC/SP com a dissertação intitulada “A alienação na antropologia de Jean-Paul Sartre – um estudo entre L´être et le néant e Critique de la raison dialectique”. Pós-Graduado em Filosofia pela PUC/RS, em Gestão de Pessoas pela PUC/PR, em Comunicação e Design Digital pela ESPM, em Gestão da Educação pela UFSCAR e em Gestão Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em RH pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Comunicação Institucional pela Belas Artes e em Economia pela USCS. Graduando em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (5 Semestre) e Pós-Graduando em Comunicação e Jornalismo pela FAAP. 


Corpo Docente

DOCENTE
TITULAÇÃO
E-MAIL
CURRÍCULO LATTES
André Christian Dalpicolo CoordenadorMestreandre.dalpicolo@unipaulistana.edu.brAcessar
Andrea Ferreira de AlmeidaEspecialistaandrea.almeida@unipaulistana.edu.brAcessar
Giselle Madureira BuenoDoutoragiselle.bueno@unipaulistana.edu.brAcessar
Luciana Miyuki Sado UtsumiPós-Doutoraluciana.utsumi@unipaulistana.edu.brAcessar
Pâmela Buzanello FigueiredoDoutorapamela.figueiredo@unipaulistana.edu.brAcessar
Thais Mota DinizMestrathais.diniz@unipaulistana.edu.brAcessar
Vlademir Lúcio RamosDoutorvlademir.ramos@unipaulistana.edu.brAcessar