Informações sobre as atividades complementares.

Saiba tudo sobre as atividades complementares da Graduação.

As Atividades Complementares são adicionais e paralelas às
atividades acadêmicas. Porém fazem parte do seu curso, compondo a carga horária
total e sendo obrigatória para a sua graduação.

  • 1) O que são Atividades Complementares (AC)?

    AC são atividades adicionais e paralelas às demais atividades acadêmicas. É parte que integra o curso, compondo a carga horária total. É também condição obrigatória para a graduação do aluno.

  • 2) Qual o objetivo das Atividades Complementares (AC)

    Objetiva enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, de forma a incentivar o discente a participar de atividades que privilegiem a construção de comportamentos profissionais, humanos, culturais e sociais e que permite a reflexão crítica.

  • 3) As Atividades Complementares (AC) são obrigatórias em quais cursos?

    Conforme a legislação (Lei nº 11.741/2008), as AC são obrigatórias para os cursos: bacharelados, licenciaturas e tecnologias.

  • 4) Qual a carga horária indicada para as AC?

    A carga horária máxima não deve superar 20% do total de horas do curso (no caso de existir estágio, o total de horas deste inclui-se nos 20%).

  • 5) E qual a carga horária mínima?

    A Lei não estipula carga mínima. Porém as instituições adotam e o mercado aceita a carga mínima de 10% das horas totais do curso respectivo.

  • 6) Sendo a carga horária de AC até 20% do total do curso, como saber o total exigido?

    O total de horas exigido é aquele que consta no Projeto Pedagógico do respectivo curso.

  • 7) Quem é responsável pelo controle de tempo, a instituição ou o estudante?

    De acordo com o definido no Parecer CNE/CES nº 492/2001, o controle do tempo total é responsabilidade do estudante que receberá, da instituição, formulário com instruções de preenchimento. No entanto, a regulamentação, controle e aprovação da avaliação é responsabilidade da Instituição.

  • 8) Quando as AC deverão ser desenvolvidas?

    São várias as formas adotadas. A mais usada é a distribuição equitativa acompanhando a grade curricular dos cursos. E não podem ultrapassar o tempo de conclusão do curso no qual o acadêmico está matriculado.

  • 9) Onde as AC podem ser desenvolvidas?

    Podem ser na própria Instituição, em organizações públicas governamentais, mistas ou privadas; em teatros, vídeo artes, shows musicais, esportivos etc., desde que atendam o previsto no regulamento institucional.

  • 10) Como são efetivamente validadas as Atividades Complementares (AC)?

    Mediante apresentação de relatórios conforme ABNT e tendo anexos ingressos ou certificados de participação ativa ou passiva.

  • 11) Quais são exemplos que podem ser considerados para horas complementares respectivas?

    Inicialmente analise a tabela seguinte, que apresenta certas atividades, porém não se limitando a elas, todas mediante comprovação e em seguida veja três exemplos:

    Exemplo 1:

    Prestação de Serviços Comunitários: na “Campanha do agasalho” pode-se considerar 5 horas por agasalho apresentado pelo aluno, até o máximo, portanto, de 4 agasalhos.

    Exemplo 2:

    Representação do discente junto aos órgãos da Instituição, com comprovação pode-se considerar o total de horas constante nas atas de reuniões, das quais o aluno participou; também as horas consumidas para esclarecer aos alunos representados, em sala de aula, poderão ser comprovadas mediante confirmação documental do professor do dia e horário; reuniões de comissões de formaturas, etc; até o total de 15 horas no semestre.

    Exemplo 3:

    Participação passiva/ativa: o professor(a) de Filosofia constitui um grupo de estudos, todas as sextas-feiras ou outro dia da semana qualquer, incluindo sábados, das X horas às Y horas, sobre certo tema filosófico até o total de 20 horas no semestre. O professor comprovará a participação e as horas dos interessados, mediante lista de presença.

     

    ATIVIDADES  HORAS*
    Projetos de extensão ou pesquisas acadêmicas 40
    Eventos de extensão isolados (devidamente registrados) 20
    Participação passiva/ativa em cursos, congressos, seminários,

    palestras e afins (não sendo seminários que se refiram a aulas na instituição)

    20
    Monitorias 30
    Representação discente junto aos órgãos da instituição de ensino,

    com comprovação

    15
    Cursos de línguas 40
    Estágios não obrigatórios 40
    Prestação de serviços comunitários 20
    Para o aluno transferido: disciplinas contidas no Histórico Escolar (HE)

    e não aproveitadas pela faculdade para a qual se transferiu

    Conforme H.E.
    Grupos de estudos coordenados por professor da instituição 40
    Publicações de artigos em revistas especializadas 30
    Exposições próprias 30
    Empresa júnior 30
    Visitas técnicas 30


    *As horas são consideradas por semestre. 

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