Tecnológicos - Análise em Desenvolvimento de Sistemas

 


Objetivos do Curso

De acordo com a Missão Institucional de: implementar e socializar o conhecimento e o saber, promovendo a formação profissional inicial, integral, competente e de excelência de seus alunos, voltada para o planejamento participativo e multiprofissional de ações, para o atendimento das demandas sociais e para a ampliação da cidadania; e tendo a Linha de Atuação Acadêmica Tecnologia e Sociedade, o Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UniPaulistana foi elaborado em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (Projeto Pedagógico Institucional) e com o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia.

Em coerência com a missão da instituição são garantidas formação humanística e visão global que habilitam o aluno a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente, além de uma formação técnica e científica para atuar na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
 
O Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UniPaulistana objetiva proporcionar as seguintes competências específicas para o profissional em formação:
 
  • Sólidos conhecimentos e prática para analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar, operar e manter sistemas computacionais de informação;
  • Qualificação teórica e prática para trabalhar com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas;
  • Habilidade para o raciocínio lógico aplicado à análise e desenvolvimento de sistemas de informação;
  • Conhecimento e habilidades práticas para o emprego adequado de variadas linguagens de programação e metodologias de construção de projetos;
  • Postura de preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais;
  • Discernimento para compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido;
  • Habilidade para tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente; e
  • Preparação para atuar de forma contributiva na comunidade em que vive, de forma consciente e crítica.

Perfil profissional do egresso

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, de acordo com a missão da UniPaulistana e com a Política de Linhas de Atuação Acadêmica e também em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (Projeto Pedagógico Institucional), será um profissional que revele:
 

  • Ter adquirido sólidos conhecimentos e prática para analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar, operar e manter sistemas computacionais de informação;
  • Ter obtido qualificação teórica e prática para trabalhar com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas;
  • Ter desenvolvido Habilidade para o raciocínio lógico aplicado à análise e desenvolvimento de sistemas de informação;
  • Ter adquirido conhecimento e habilidades práticas para o emprego adequado de variadas linguagens de programação e metodologias de construção de projetos;
  • Ter compreendido a necessidade de uma postura de preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais;
  • Ter auferido entendimento acerca do contexto, envolvendo as implicações organizacionais e sociais, no qual as soluções de Análise e Desenvolvimento de Sistemas são desenvolvidas e implantadas;
  • Ser portador de discernimento para compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido;
  • Estar apto a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente; e
  • Estar preparado para atuar de forma contributiva na comunidade em que vive, de forma consciente e crítica.

O egresso deste curso, por meio de conteúdos específicos inseridos na disciplina “Direitos Humanos, Política de Educação Ambiental e ?tnico-Racial”, estuda: Políticas de Educação Ambiental, como preceituam a Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999, o Decreto nº 4.281 de 25 de junho de 2002 e Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012; Educação das Relações ?tnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, em conformidade com a Lei nº 11.645 de 10 de março de 2008 e a Resolução CNE/CP n° 01 de 17 de junho de 2004; e também a Educação em Direitos Humanos, em conformidade com a Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012; além de (opcionalmente) LIBRAS, através da disciplina “Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS”, conforme dispõe o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

Além de estes conteúdos serem abordados nas disciplinas nas quais estão inseridos, todos eles são também tratados por meio dos temas transversais e das atividades interdisciplinares desenvolvidas ao longo do curso.Além de estes conteúdos serem abordados nas disciplinas nas quais estão inseridos, todos eles são também tratados por meio dos temas transversais e das atividades interdisciplinares desenvolvidas ao longo do curso.

Para atender a finalidade maior, os profissionais formados do presente Curso da UniPaulistana estarão aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, as atividades do eixo tecnológico da Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e com capacidade para utilizar, desenvolver ou adaptar essas tecnologias com a compreensão crítica das implicações daí decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, o ser humano, o ambiente e a sociedade, executando funções de:
 

  • Programação em linguagem Comercial e científica;
  • Operação e manutenção de sistemas de computadores;
  • Supervisão e orientação do trabalho de equipes de processamento de dados;
  • Análise e orientação de computação eletrônica
  • Chefia nas áreas de processamento de dados;
  • Elaboração de manuais e documentação de sistemas;
  • Implantação e gerência de redes de teleprocessamento;
  • Manipulação de ferramentas computacionais e metodologias para a produção de sistemas;
  • Aplicação de fatores de qualidade de software, por exemplo, usabilidade, robustez, integridade, durante o desenvolvimento de sistemas, entre outras; bem como
  • Outras funções técnicas, acadêmicas ou gerenciais que requisitem os conhecimentos e habilidades desenvolvidos no presente Curso.

Duração: 5 semestres
Carga horária: 2.054h
Período: Noturno (80 vagas)
Autorização: Resolução CONSEA nº 04/2008, de 20/06/2008.Autorização: Resolução CONSEA nº 04/2008, de 20/06/2008.


Corpo Docente

Docente
Titulação
David Carvalho de Araújo Mestre
Dejalcir José Lourencetti Especialista
Marcos Dalto Romão Gimenes Especialista
Roberto Martins Piagem Especialista
Rogério da Silva Cardoso Doutor
Véra Lúcia de Góes Mestre

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