Veja a lista de centros esportivos em São Paulo, muitos deles com piscinas - 03/01/2019

Piscina do Pacaembu — Foto: Raul Zito/G1

A Prefeitura de São Paulo conta com 48 centros esportivos municipais sendo que, destes, 28 possuem piscinas. Existem piscinas de todos os tamanhos e profundidades, desde infantil e feijão até semi-olímpica e olímpica. Todas contam com a supervisão de salva-vidas capacitados para garantir a segurança da população.

Veja a lista dos centros esportivos municipais de SP

O horário de abertura das piscinas é das 9h às 17h, exceto às segundas que fecha para manutenção. Para usufruir de tudo o que o Centro Esportivo Municipal oferece é preciso ficar sócio. Basta levar um documento de identidade, comprovante de endereço e duas fotos 3x4. Confira as dicas, normas, funcionamento e os Centros Esportivos mais próximo da sua residência.

É PERMITIDO

• Usar protetor solar
  • Usar touca de banho
  • Usar óculos de natação
  • Usar flutuadores de braços ou cintura (crianças até 6 anos)
  • "A unidade não se responsabilizará pelo extravio e ou perda de objetos pessoais"

É PROIBIDO

• Usar as piscinas em caso de doenças infectocontagiosas e qualquer tipo de ferimento (artigo 52. Decreto 1.366/79)
  • Usar joias, bijuterias, grampos ou outros objetos cortantes e oxidáveis
  • Comer, beber e fumar no recinto das piscinas
  • Entrar estando alcoolizado ou ingerir bebidas alcoólicas nas dependências das piscinas
  • Correr nas piscinas ou nos vestiários
  • Usar fraldas e absorventes
  • Usar shorts e bermuda nas piscinas

É OBRIGATÓRIO

• Apresentar carteirinha de matrícula.
  • Usar sunga (masculino) e maiô ou biquíni (feminino). Trajes de banho transparentes não são permitidos, independente da cor.
  • Banhar-se antes de entrar nas piscinas
  • Passar pelo lava-pés
  • Crianças menores de 6 anos devem entrar acompanhadas de seus pais ou responsáveis

RECOMENDA-SE

Aguardar no mínimo duas horas após as principais refeições para entrar nas piscinas Evitar exposição ao sol nos horários entre 11h e 16h

Verificar a profundidade das piscinas antes de mergulhar

Secar bem o corpo após o banho, principalmente entre os dedos, virilhas e axilas evitando micoses

Não beber água das piscinas

Para garantir maior segurança e bem-estar às crianças e aos adolescentes que frequentam as piscinas públicas administradas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em consonância com o ECA -Estatuto da Criança e do Adolescente a Secretaria entende necessário e divulga aos coordenadores dos clubes as determinações abaixo:

1) Crianças de até 6 anos de idade só poderão entrar na piscina acompanhadas dos pais ou responsável.

2) Crianças a partir de 7 anos e adolescentes até 18 anos incompletos só poderão entrar na piscina com autorização por escrito, assinada pelos pais ou responsável e acompanhada de cópia do documento de identidade RG do subscritor, a qual ficará arquivada na secretaria da unidade.

3) Jovens a partir de 18 anos poderão entrar na piscina independente de autorização.

4) Não há pagamento de taxas e é necessário fazer a carteirinha de preferência no clube que o munícipe irá frequentar a piscina.