UniPaulistana recebe nota acima da média brasileira no curso de Pedagogia - 09/10/2018

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é uma prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) para os alunos de cursos de ensino superior. Todas as instituições de ensino superior recebem uma nota do MEC para cada curso que já tenha formado turmas — ela é composta pelo resultado nesse exame e outras análises relevantes.

O objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes do ensino superior em relação aos conhecimentos e habilidades necessárias para sua profissão. Dessa forma, o MEC também avalia qualidade do currículo oferecido pela faculdade. Essa é uma maneira do Ministério acompanhar de perto a realidade do ensino superior no Brasil.

Para calcular a nota do ENADE, são tiradas separadamente as médias das notas dos estudantes na prova de Formação Geral e na de Componente Específico. Em seguida, é calculada uma média ponderada entre esses dois valores, sendo atribuído peso 1 ao primeiro e 3 ao segundo.

As médias obtidas pelos alunos são então padronizadas, de acordo com a média brasileira e o desvio padrão, em conceitos que vão de 1 a 5. Sendo atribuído o conceito 3 aos cursos que estão na média ou próximos a ela, 1 e 2 aos que estão abaixo e 4 e 5 aos que estão acima.

Com base nesses critério, o Enade avaliou o rendimento dos concluintes (foto acima) do curso de Pedagogia da UniPaulistana, e o resultado foi comprovado pela eficiência, habilidade e conteúdo do curso em 2017 com a nota 4.

O curso de Pedagogia tem a coordenação da Professora Genize Molina Zilio Barros.

Parabéns aos alunos e todos os envolvidos neste processo.