Taça das Favelas chega a São Paulo e mobiliza periferias da capital - 01/02/2019

Denis Thomaz Bastos

Depois de passar por 12 capitais brasileiras, a Taça das Favelas chega a São Paulo neste ano. Serão 32 times masculinos e 16 femininos, formados por jovens de 14 a 17 anos, selecionados em suas comunidades, que disputarão o torneio até junho. O lançamento foi nesta quinta, no Museu do Futebol.

Cafu, embaixador nacional da competição, ressaltou a importância da taça para resgatar o verdadeiro futebol.

– Todas as comunidades estão aqui bem representadas, trazendo suas torcidas, seus uniformes, eu acho que vai resgatar o verdadeiro futebol, o da várzea, através da taça das favelas.

Jovens participantes da Taça das Favelas — Foto: Denise Thomaz Bastos

O evento de abertura da competição contou com a presença de ex-atletas, patrocinadores e artistas. Marta, ex-jogadora de basquete, que nasceu na periferia, falou importância da inclusão através do esporte:

– Eu sou de periferia, e o esporte me resgatou. É muito importante ver também mulheres envolvidas nessa competição. Eu sou do basquete, mas qualquer esporte é importante pro desenvolvimento do jovem da periferia.

A Taça das Favelas pretende mobilizar cerca de 20 mil crianças e adolescentes. Cada comunidade fará peneiras para selecionar os participantes.

O campeonato começa no dia 6 de abril. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 20 de fevereiro.

Marta, Cafu e Helio de la Peña — Foto: Denise Thomaz Bastos

• Inscrições: até 20/02, pelo site: www.tacadasfavelas.com.br