Skatistas protestam contra projeto de reurbanização do Vale do Anhangabaú - 11/06/2019

Skatistas protestam em frente a Prefeitura de São Paulo contra o projeto de revitalização do Vale do Anhangabaú — Foto: Reprodução/TV Globo

Um grupo de skatistas protestou ontem (10) em frente à Prefeitura de São Paulo, no Centro, contra ausência de espaço para a prática de esportes no projeto de reurbanização do Vale do Anhangabaú, segundo os manifestantes.

O projeto anunciado pela Prefeitura nesta segunda não mantém as arquibancadas de mármore que são utilizadas para manobras dos skatistas e não apresenta um local como alternativa, segundo o grupo.

Os esportistas criaram uma petição online, que já conta com mais de 6 mil assinaturas, para que o novo projeto seja adaptável e com um ambiente direcionado para o esporte.

Skatistas protestam em frente a Prefeitura de São Paulo contra o projeto de revitalização do Vale do Anhangabaú — Foto: Reprodução/ TV Globo

Segundo a petição, o projeto “não leva em consideração o patrimônio histórico para a cultura do skate de rua mundial que as arquibancadas de mármores representam“.

A Prefeitura informou, por meio de nota, que o projeto inclui a criação de um espaço de quase 800 m² voltado exclusivamente para a prática do skate.

"O projeto de requalificação do Vale do Anhangabaú foi construído a partir da contribuição de diversas pessoas, grupos, técnicos e profissionais da sociedade civil, em um processo participativo realizado desde 2013. As estratégias foram debatidas por diversos segmentos da sociedade e trazem um espaço democrático, resultado de solicitações e contribuições no processo participativo, acolhendo várias atividades que poderão se desenvolver ao mesmo tempo, como por exemplo, a prática de esporte e skate. A requalificação do Vale envolve a criação de um espaço de 787 m² voltado inteiramente para a prática de skate, com obstáculos e percurso para o desenvolvimento do esporte", diz a nota.

O projeto terá um investimento de R$ 80 milhões, e a Prefeitura de São Paulo afirmou que pretende conceder a manutenção do espaço público à iniciativa privada.

Futura fonte do Anhangabaú — Foto: Reprodução/Prefeitura de SP

Projeto

Idealizado há seis anos durante a antiga gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), o projeto de reurbanização do Vale do Anhangabaú, no Centro de São Paulo, finalmente saiu do papel. As obras que começaram neste mês irão terminar em junho do ano que vem.

"A ideia é requalificar o Anhangabaú para que ele deixe de ser apenas um espaço de passagem para ser um espaço de convivência e de permanência, tomando como premissa a recuperação das características históricas dele com a presença da água [fonte]", afirmou o prefeito Bruno Covas (PSDB). A reforma do Vale do Anhangabaú é somente um dos 34 projetos existentes para a requalificação da região central da cidade.

A administração municipal disse que pretende conceder para empresas privadas a responsabilidade pela manutenção do espaço. A Prefeitura não informou qual seria o valor gasto mensalmente com a manutenção do local.

Clique no banner e faça sua inscrição no Processo Seletivo para o 2° semestre de 2019 da UniPaulistana

Fonte, café e quiosques

O projeto prevê a retomada da água no Vale do Anhangabaú. A água era a principal característica da região devido ao rio que corria ali e deu nome ao local. O local vai ganhar uma enorme fonte que vai emergir água de 850 pontos através de jatos molhando apenas o chão. Os jatos d'água serão controlados, podendo ser desligados, conforme a necessidade.

A área vai ganhar cafés, quiosques, floriculturas, ludoteca, além de sanitários. As pedras portuguesas serão substituídas por um piso uniforme com acessibilidade.

O projeto prevê a valorização da questão ambiental, com a manutenção das 355 árvores e plantio e 125 novas espécies nativas.

A iluminação pública será automatizada por um sistema de LEDs, com diversos pontos, inclusive sob as árvores.