Saiba qual o perfil de um administrador - 09/10/2019

 

 

A palavra MINUS, em latim, significa “menos”. Desse termo, nasceu MINOR, que significa “menor”, e dela, veio MINISTER, que significa “servo/ajudante”. Normalmente esse termo era usado na religião, chamando os fiéis de “Servos de Deus, ministros religiosos”.

Com base na etimologia (estudo da origem e evolução das palavras), ministro é uma pessoa que tem a função de servir/ajudar.

O prefixo AD, significa “junto de”. Grudando as duas palavras, você tem ADMINISTER, uma pessoa que auxilia/ajuda junto de alguém. No caso, uma empresa, organização e afins.

O administrador tem a função de gerenciar os recursos de uma empresa/organização/instituição, sejam estes recursos financeiros, materiais ou humanos. Ele deve organizar e otimizar o setor em que trabalha com o objetivo de maximizar o valor ao acionista (dono) da organização.

Obs.: Otimizar = Criar condições favoráveis; tirar o melhor/máximo possível daquilo.

 

Perfil do administrador

 

 

Para fazer as coisas direito, o profissional da área de administração precisa ter algumas qualidades bem destacadas:

  • Organização e planejamento;
  • Comunicação desenvolvida (oral ou escrita);
  • Raciocínio rápido;
  • Visão ampla do negócio e da área em que atua;
  • Saber tomar decisões avaliando todos os possíveis impactos;
  • Capacidade de analisar e interpretar dados e informações, gerando ações para a organização;
  • entre outras.

Nem é preciso explicar o porquê da importância em ser organizado.

Não tem como gerenciar uma empresa ou um departamento se você for desorganizado.

Como vai lidar com pessoas, trabalhando no RH (Recursos Humanos), no setor de compras ou negociando com profissionais de outra empresa, ser comunicativo é uma qualidade muito importante para o administrador. Você não precisa ser um papagaio ou o extrovertido da turma, mas passar o recado com clareza ajuda bastante.

Quando recebe um relatório ou novidades sobre o negócio/mercado, o profissional de administração precisa saber analisar e interpretar as informações que estão ali.

E quando não recebe o relatório? Normal. O administrador precisa correr atrás da informação correta e saber como encontrá-la.

Depois de interpretar os dados, deve chegar a uma conclusão. A partir daí, precisa ter um raciocínio rápido pra pensar na melhor saída pra situação em que se encontra.

Mas pra poder tomar uma decisão inteligente, o administrador precisa saber o que tá fazendo. Ele precisa conhecer muito sobre sua área de atuação, mas também das áreas que interferem no seu trabalho e pensar nas consequências de cada opção.

#FicaADica: não adianta interpretar dados, falar com todo mundo, mensurar os impactos e tomar a decisão. O administrador precisa executar tudo isso. Implementar, fazer acontecer. Isso é fundamental também.

Ah, saber falar outras línguas é essencial nesse mercado. O inglês já deixou de ser um diferencial.

 

 

Áreas de atuação

O curso te dá MUITA variedade de funções e mercados diferentes. Olha só:

Você pode trabalhar na ADMINISTRAÇÃO de:

Empresas – Cuidar da empresa como um todo. Desde a padaria do seu Vilmar até o escritório global do Google. Pode ser que você seja o único administrador na empresa, assim como pode supervisionar outros profissionais responsáveis por cada setor.

Vamos separar isso aqui em duas partes pra facilitar.

  1. O formado pode abrir a sua própria empresa, e então ele vai atuar em todos os pontos da administração (finanças, marketing, logística, etc.) em uma escala menor.
  2. O formado também pode entrar em uma empresa de maior porte, onde normalmente irá iniciar sua carreira especificamente em uma área de atuação (marketing, vendas, finanças, etc.).

Equipes esportivas – Gerenciar equipes esportivas, além de poder trabalhar no marketing dessas empresas/clubes, promovendo campeonatos e outros eventos.

Finanças – Cuidar dos dinheiros da empresa, fazendo a sua controladoria. Ou seja, o controle de fluxo de caixa, de orçamentos e do seu patrimônio.

Hotéis – Administrar todos os tipos de serviços de hospedagem e, além disso, parques de diversão. O profissional pode cuidar de tudo, desde o financeiro até a manutenção.

Hospitais – Gerenciar hospitais e todas as outras instituições de assistência médica.

Produção – Cuidar da linha de produção de uma fábrica, lidando com questões logísticas. Não sabe o que é? Basicamente questões de estoque, distribuição e otimização de processos.

Pública – Administrar ou participar da administração de instituições públicas (tipo secretarias, ministérios e outros órgãos relacionados aos municípios, estados e país).

Recursos humanos – O famoso RH das empresas. O profissional fica responsável por gerenciar os profissionais que trabalham na empresa. Contratar, demitir, coordenar planos de carreira e de salários, orientar, acompanhar o desenvolvimento e qualificação dos colaboradores são apenas algumas das funções.

Rural – Gerenciar a produção e a distribuição dos produtos de empresas rurais.

Terceiro setor – Trabalhar na captação de dinheiros em ONG’s (Organizações Não Governamentais) e, depois (obviamente) a aplicação dessa grana.

 

 

Tem também:

Comércio Exterior – A gente não tá mais em 2007 pra falar de globalização, você já sabe o que é isso. Com o mundo cada vez mais conectado, é normal que empresas se expandam pra outros países. É nessa parte de planejamento internacional, negociação e relacionamento que entra o profissional de Administração.

Empreendedorismo – Criar e desenvolver um negócio próprio, sempre de olho nas ameaças, oportunidades e INÚMEROS outros fatores. Sério! INÚMEROS.

Logística – Controlar a qualidade de toda a produção de uma empresa, otimizando todos os processos, compra e estocagem de materiais, além de distribuição e venda dos produtos.

Marketing – Entender as relações entre a empresa, o mercado em que ela vive e seus consumidores/clientes, definindo estratégias e criando produtos e serviços que atendam às suas necessidades.

Vendas – Gerenciar o processo comercial de uma empresa.

Mercado Financeiro – Trabalhar em bancos (agências), fundos de investimento, ações (bolsa de valores), fusões e aquisições (quando uma empresa compra outra), e toda essa loucura.

Concursos Públicos – Tipo isso que você imaginou. Passar em um concurso público. Pode ser no Banco Central, Receita Federal, etc.

Dia a dia de um administrador

 

 

Como o ramo de Administração é muito relacionado com organização, processos, análises e negociações, a rotina pode acabar sendo mais repetitiva. Não que você vá fazer exatamente a mesma coisa pro resto da vida, longe disso! Mas é importante criar padrões e métodos para alcançar bons resultados.

Isso não deve te desanimar!

A satisfação de um administrador está nos resultados das decisões que ele toma.

Poucas coisas são tão gratificantes quanto ver que as coisas que você planeja estão dando certo. Ou então, perceber o motivo de um erro e corrigir o processo.

Já que estamos falando de erros, é necessário lembrar que o profissional vai ter contato frequente com erros de execução no trabalho. Mas de novo, é LINDO corrigir e crescer/melhorar.

Mercado de Trabalho da Administração

Como você já percebeu um pouco pra cima nesse texto, as oportunidades pros profissionais de administração são gigantescas.

Mas a concorrência também é.

No Brasil, existem 800.000 alunos matriculados no curso. Só fica atrás de Direito, que tem 812.000.

Mas tem um detalhe: os índices de aprovação do curso de Administração são maiores do que em Direito.

 

 

O QUE ISSO QUER DIZER?

Que mais administradores entram no mercado de trabalho do que advogados, juízes, procuradores e afins.

Dá pra se dizer então, que é o mercado MAIS CONCORRIDO DO BRASIL!

Por isso, é importantíssimo que o profissional se especialize e esteja sempre evoluindo, pra que se diferencie da concorrência e tenha mais chances de conseguir um emprego.

E aí, acha que você seria um bom administrador?

Agora você já sabe de todo o role que envolve administrar bem uma empresa ou qualquer organização, e até mesmo a sua vida. Acha que rola? É o curso da sua vida?

Então CLIQUE AQUI e faça sua inscrição no Processo Seletivo para o 1° semestre de 2020 da UniPaulistana.

Seja bem-vindo!





Calendário Acadêmico

Passe o mouse nas datas marcadas e clique para ver os detalhes.

Central do aluno


Alunos! Todas as informações úteis para o seu dia-a-dia acadêmico.

Acessar

Instituição Participante - PROUNI