Psicologia: saiba mais sobre a profissão. - 04/10/2019

A palavra psicologia vem do grego psique (alma/espírito/mente) + logos (estudo).O resultado da junção das duas partes: ESTUDO DA ALMA/MENTE!

O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e comportamentais do ser humano. As relações de corpo e mente são analisadas de forma conjunta. Quem acha que uma coisa não tem a ver com a outra, está enganadíssimo!

Além disso, o profissional estuda os distúrbios psicológicos para poder identificar, prevenir e tratar todos eles. Como ele consegue isso? Observando, tendo contato direto com as pessoas que o procuram, analisando emoções, valores, ideias e identificando padrões de comportamento.

Perfil do Psicólogo

O profissional da Psicologia precisa ser uma pessoa atenciosa e estar disposta a ajudar as pessoas que o procuram.

Tem uma galera que vai no psicólogo esperando conselhos. Na verdade ele faz perguntas e fala coisas que podem não fazer sentido “na hora”, mas ajudam no processo de reflexão e autoconhecimento. Ou seja: pode ser o pajé da galera!

E não para por aí! Também é fundamental gostar de leituras longas e de estudar teorias, parte importantíssima na formação do psicólogo.

Outro ponto crucial é a confidencialidade. Imagine que você vai numa consulta, desabafa, fala de todos os seus problemas, conta segredos, e o parça sai fofocando tudo por aí. Horrível, não? Isso não pode acontecer em hipótese alguma!

Áreas de Atuação

O profissional de Psicologia pode trabalhar como funcionário em empresas e também de forma autônoma, atendendo os pacientes no seu próprio consultório (ou em outro ambiente que permita atender a galera).

Um psicólogo pode trabalhar nas seguintes áreas:

Psicologia Clínica

A atuação mais conhecida de um psicólogo. Atuar na superação de dificuldades emocionais, comportamentais ou cognitivas. A psicoterapia é um momento daquela pessoa, para que ela possa falar sobre diversos assuntos, amadurecer e refletir sobre suas decisões. Tudo isso buscando o tão famoso autoconhecimento.

Psicologia do Trânsito

Avaliar o psicológico de condutores e futuros motoras, desenvolver ações de conscientização das boas práticas no trânsito e muchas otras cositas más.

Psicologia Educacional

Ajudar alunitos e seus pais a solucionar problemas na aprendizagem do jovem gafanhoto, além de auxiliar no planejamento de programas educacionais.

Psicologia Esportiva

Atuar na orientação dos jogadô e atletas, deixando todos eles tranquilos e motivados pras competições que irão disputar. Em outras palavras? Fazer com que o time esteja unido e que os atletas rendam o seu máximo.

Quer um exemplo irado? Imagine a tensão que alguns atletas sofrem em competições como as Olimpíadas! Um país todo cobrando medalha, o cara na TV, o mundo todo assistindo e ele lembrando que passou os últimos anos da vida se preparando para aquele momento. Precisa estar com uma cabeça muito boa para aguentar toda essa pressão, não acha?!

É nessa preparação que o psicólogo esportivo entra! Demais, né?

Psicologia Hospitalar

Trabalhar no processo de recuperação mental e física (SIM, TAMBÉM) dos pacientes e dos seus familiares. Atua em conjunto com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais.

Mais um exemplo aqui: estar internado ou acompanhando parentes/amigos no hospital nunca é legal. Isso mexe com o nosso emocional. Muitos psicólogos ajudam estas pessoas nesses momentos mais difíceis.

Psicologia Jurídica

Avaliar o psicológico de detentos, além de fazer o acompanhamento de adoções, casos de violência contra menores e disputas de guarda de filhos.

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Trabalhar no RH (departamento de Recursos Humanos) de empresas, cuidando da seleção de novos funcionários, desligando colaboradores, orientando a rapaziada em relação às suas carreiras, desenvolvimento pessoal e até supervisionando todos esses processos. O psicólogo é responsável também por promover a boa convivência entre os trabalhadores da empresa.

Psicologia Social

Trabalhar em lugares onde o psicológico das pessoas estão em estado crítico, como presídios, asilos e casas de atendimento a crianças e adolescentes. Programas relacionados à saúde mental da galera toda também fazem parte das funções exercidas nessa área.

Psicomotricidade

Desenvolver as capacidades emocionais, cognitivas (processamento de informações) e motoras do ser humano em todas as etapas da vida. Isso pode ser aplicado para:

• Escolas, trabalhando no desenvolvimento das kids;
  • Hospitais, reabilitando a galeuram;
  • Área esportiva, aprimorando alguma técnica ou reabilitando um atleta em recuperação;
  • Várias outras áreas (entenda que o estagiário faz muitas coisas, e o café não vai se passar sozinho);
Neuropsicologia

Essa área diz respeito à avaliação, diagnóstico e tratamento de distúrbios ligados à cognição (capacidade de adquirir um conhecimento), à memória, atenção e até mesmo alguns aspectos da fala. Em resumo, a neuropsicologia vai procurar entender e corrigir problemas relacionados a dificuldades de aprendizado.

Comportamento do Consumidor

Estudar o comportamento de determinado grupo de consumidores, identificar padrões e iluminar o caminho dos profissionais de marketing e publicidade.

Se é Psicologia, o que você quer fazer da sua vida profissional, CLIQUE AQUI e faça sua inscrição no Processo Seletivo para o 1° semestre de 2020 da UniPaulistana.

Fonte: www.quecurso.com.br