Pequim pede a empresas americanas China que pressionem EUA sobre guerra comercial - 12/07/2018

Foto: Reprodução Youtube

A China afirmou nesta quinta-feira (12) que as empresas que operam no país vão sofrer em uma guerra comercial, pedindo às companhias norte-americanas que pressionem seu governo para proteger seus interesses, afirmando que não há negociações em andamento para encerrar o impasse.

Nesta quinta-feira, a Coreia do Sul alertou que suas exportações de componentes de alta tecnologia podem ser afetadas com a intensificação da disputa comercial entre Estados Unidos e China, Pequim reduziu sua projeção de importação de soja e o iuan caiu devido às preocupações com as consequências do conflito.

"Esperamos que as empresas dos EUA possam fazer mais para pressionar o governo dos EUA, e trabalhem duro para defender seus próprios interesses", disse o porta-voz do Ministério do Comércio chinês, Gao Feng.

Gao afirmou que não há negociações entre os dois lados atualmente, acrescentando que "a precondição para negociações é confiança. Pelo que sei, ambos os lados não estão em contato sobre retomar as negociações".

Na quarta-feira, Pequim disse que vai responder depois que o governo norte-americano levantou o tom em sua disputa comercial, ameaçando com tarifas de 10% sobre US$ 200 bilhões em produtos chineses, depois de um rodada de tarifas ter entrado em vigor na sexta-feira.