Oito pontes e viadutos de SP precisam de perícia completa para avaliar risco de colapso - 05/02/2019

Ponte que liga Marginal Tietê à Via Dutra está interditada — Foto: TV Globo/Reprodução

Oito pontes e viadutos de São Paulo precisam de perícia completa para identificar o risco de colapso, segundo informou a Prefeitura. Metade está localizada na Zona Oeste da cidade.

ZONA OESTE

• Ponte Cidade Universitária
  • Ponte Eusébio Matoso
  • Ponte Cidade Jardim
  • Viaduto Miguel Mofarrej

ZONA SUL

• Viaduto Gazeta do Ipiranga
  • Viaduto Grande São Paulo

CENTRO

• Viaduto General Olímpio da Silveira

ZONA LESTE

• Viaduto Carlos Ferraci

A gestão municipal afirma que chegou a tal número desde que começou a vistoriar as estruturas da cidade após o viaduto Marginal Pinheiros, em frente ao Parque Villa-Lobos, ceder em novembro do ano passado.

No final do mês passado, o Tribunal de Contas do Município (TCM) atendeu um pedido da Prefeitura e flexibilizou as regras para a contratação emergencial de empresas para a vistoria de todas as 185 pontes e viadutos da cidade.

Mapa mostra as pontes que precisam de perícia completa, segundo a Prefeitura — Foto: Reprodução/TV Globo

Na Ponte Cidade Universitária, os engenheiros da Prefeitura encontraram problemas na armadura de ferro e no revestimento de concreto, causado pelos caminhões com excesso de altura que acabam batendo na parte mais baixa da estrutura.

Interdições

No dia 23 de janeiro, a gestão municipal interditou a ponte que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra pela pista expressa da Marginal Tietê.

A alça de acesso fica na pista sentido Rodovia Ayrton Senna. A interdição foi feita pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) a pedido da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras (Siurb) após vistoria apontar rompimento de uma viga de apoio da estrutura num pilar.

Na ocasião, a Prefeitura afirmou que o problema é semelhante ao ocorrido no viaduto da Marginal Pinheiros que cedeu em novembro do ano passado. "No entanto a estrutura não cedeu e o pilar está preservado", dizia comunicado.

Além de levar ao Rio de Janeiro, a Dutra é utilizada por motoristas que vão ao Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.