Idoso se forma em História aos 79 anos de idade - 12/04/2018

Foto: Arquivo Pessoal

Seu Valdir se formou no dia 22 de março deste ano, com mais de duas mil pessoas na cerimônia de colação de grau. "Eu estava muito emocionado. Levantei o canudo como se estivesse levantando uma bengala, foi libertador, uma grande satisfação".

O convívio com jovens, durante o tempo da faculdade, foi uma experiência feliz para ele. "Eu era o único Seu Valdir", diz, soltando uma gargalhada. "Ficava muito à vontade com eles. Eu falava que eles podiam falar palavrão que eu não ligava. Se eu fosse um rabugento, ninguém ia me querer por perto".

Histórias como a de Seu Valdir servem como inspiração para jovens, adultos e idosos que moram em áreas carentes do país.

O Brasil tem 11,8 milhões de analfabetos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro do ano passado. Esse número representa 7,2% da população de 15 anos ou mais de idade, inserida na taxa de analfabetismo.