Enem 2019 alcança 4 milhões de candidatos na primeira semana de inscrições abertas - 14/05/2019

Os boletos da taxa de inscrição no valor de R$ 85 podem ser pagos até 23 de maio. — Foto: Arte/G1

Em apenas uma semana de inscrições abertas, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 já registrou 4 milhões de candidatos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (13) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Ainda é possível realizar a inscrição para o exame até as 23h59 da próxima sexta-feira (17), no horário de Brasília, exclusivamente pela Página do Participante. (Veja abaixo um passo a passo para fazer a inscrição.)

Os boletos da taxa de inscrição no valor de R$ 85 podem ser pagos até 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas e Correios. Mesmo os estudantes que obtiveram a isenção da taxa devem se inscrever pelo site oficial.

O Enem é aplicado em dois domingos, 3 e 10 de novembro. São quatro provas objetivas, com 180 questões, e uma redação.

É necessário informar os números do CPF e do RG, e criar uma senha de acesso que permitirá ao candidato verificar o cartão de confirmação e os seus resultados. Também é preciso ter um número de celular e um e-mail válidos.

Local de prova

O cartão de confirmação será disponibilizado só em outubro. Nele, haverá um resumo das principais informações para o candidato: número de inscrição; data, hora e local das provas; dados sobre atendimento especializado (se solicitado); e opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Estrutura da prova

O exame ocorrerá em dois domingos: 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de:

• linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias.
  • duração: 5h30

No segundo domingo, dia 10 de novembro, será a vez das questões de:

• ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
  • duração: 5h

Passo a passo

2- Escolha a imagem e preencha com o seu CPF.

3- Informe a data de nascimento.

4- Clique em "iniciar a inscrição".

5- Confira a data de nascimento e o nome de sua mãe.

6- Se quiser, declare o nome do seu pai.

7- Preencha os campos de cor, estado civil e nacionalidade.

8- Selecione o Estado e a cidade em que nasceu.

9- Digite os dados de seu RG.

10- Digite seu CEP.

11- Confira sua rua e informe o número e o complemento de sua residência.

12- Informe se precisa de algum recurso de acessibilidade.

13- Escolha se quer fazer a prova de inglês ou de espanhol.

14- Escolha onde deseja fazer a prova.

15- Informe até que período você estudou.

16- Informe se você frequentou escola particular ou pública.

17- Informe se fez ou não o Encceja para ter o certificado do ensino médio.

18- Escolha a opção com o tipo de ensino (regular, profissionalizante, técnico, etc.) e o ano de conclusão.

19- Responda a 25 perguntas do questionário socioeconômico. Exemplos: quantas geladeiras possui em casa, qual a renda da família, etc.

20- É importante informar seus dados de contato. É por eles que o Inep enviará comunicados sobre a prova.

21- Conclua a inscrição e, caso não esteja isento da taxa de inscrição, imprima o boleto de pagamento.