E aí, Pedagogia é pra você? - 08/10/2019

O profissional da Pedagogia é responsável pelos processos de ensino e aprendizado de toda a galera, desde as criancinhas da educação infantil até a galera de uma empresa.

Não esperava por essa última, né!

Ele pode trabalhar na administração das escolas, supervisionando o sistema de ensino e gerenciando os professores, como pode atuar na sala de aula mesmo, como professor até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Além disso, dentro de sala, o profissional de Pedagogia avalia o aprendizado dos jovenzitos e as habilidades de cada um deles.

Nos órgãos públicos, participa do desenvolvimento e da fiscalização das leis de ensino no país. Em outras palavras, o pedagogo fica de olho nas escolas, pra saber se aquilo que foi determinado pelos órgãos está sendo obedecido.

Outra função bem importante que é praticada por esses profissionais é a inclusão social e escolar das pessoas com deficiência, entendendo as necessidades de cada aluno.

Bacana, né?!

Perfil de um Pedagogo

Não precisa nem dizer que tem que saber lidar com crianças e pré-adolescentes, precisa?

Um pedagogo precisa ser muito didático, ou seja, ter habilidade de ensinar a galerinha.

Como vai trabalhar com os primeiros anos do serumaninho na escola, é preciso ter paciência com a adaptação e saber lidar com as diferenças de personalidade e de habilidades entre cada aluno.

O profissional de pedagogia não trabalha ensinando apenas as matérias escolares, mas também na formação das pessoinhas que estão saindo da chupeta ou começando a sentar no banco da frente do carro.

Resumindo, é um dos responsáveis por educar melhores seres humanos pro futuro. Tipo assim, poucas coisas são mais importantes nessa vida, né?!

Áreas de Atuação

Se você chegou até aqui achando que o pedagogo só trabalha dando aula ou dentro da escola, está enganado!

Um licenciado em pedagogia (quem se forma na licenciatura) pode trabalhar em diversas funções envolvidas com o aprendizado das pessoas.

Se não entendeu, vai lendo aí que você já entende!

Das funções que um pedagogo pode exercer, aqui vão algumas delas:

DENTRO DA ESCOLA

Ensino

Trabalhar como professor de ensino infantil e fundamental, ensinando os anjinhos quietinhos de até 12 anos.

Educação Especial

Trabalhar no processo de aprendizado de alunos com deficiência, dando aulas ou criando materiais de ensino.

Coordenação e Orientação Pedagógica

Acompanhar todo o processo de aprendizado dos queridinhos, orientando tanto os alunos quanto os professores. Além disso, cuidar de toda a rotina de ensino da escola.

Supervisão Educacional

Supervisionar (não diga!) os professores e avaliar todos eles, com o objetivo de elevar a qualidade do ensino na escola.

FORA DA ESCOLA

Desenvolvimento de Materiais de Ensino

Aqui entram as editoras. O profissional da Pedagogia participa da criação de livros, apostilas, vídeo e até jogos educativos.

Pedagogia Hospitalar

Trabalhar com o aprendizado dos filhotes quando estão internados.

Pedagogia Social

Atuar no resgate da autoestima, convivência social e familiar de pessoas que tiveram esses valores “perdidos” durante a sua criação. Nessa área, trabalha junto com assistentes sociais.

Pedagogia Empresarial

O pedagogo na empresa vai desenvolver projetos educacionais e colocá-los em prática.

Agora eu te respondo o porquê do museu lá em cima!

Imagine que um museu vai receber uma excursão de pequenos alunos quietos e comportados.

O museu precisa ter uma excursão preparada para essas crianças, com a linguagem adequada e com uma forma de apresentação que faça com que eles curtam o passeio. Sacou?

Ok. Segue o baile.

Dia a Dia de um Pedagogo

Os dias de trabalho de um profissional da área de Pedagogia depende se ele está dentro da escola ou fora dela.

Se trabalha na escola, o pedagogo vai lidar com pessoas na maior parte do tempo. Isso envolve professores, assistentes e aluninhos.

No caso dos alunos, o assunto é delicado. Nem sempre os seus problemas são fáceis de resolver. Muitas vezes, mais de um aluno ou até famílias de alunos estão envolvidos.

Se está fora da escola, o profissional vai se envolver mais com os processos de aprendizado, os planejamentos de projetos educacionais, o desenvolvimento de materiais de ensino e vai deixar o contato com professores e alunos um pouco de lado.

Independentemente da sua área de atuação, a sua rotina estará SEMPRE relacionada à educação.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho da Pedagogia é um dos que mais emprega no Brasil. 95% dos pedagogos no Brasil estão empregados.

Pouco tempo atrás foi aprovada uma lei que não permite que profissionais não formados em Pedagogia possam dar aulas nos primeiros anos de ensino. Isso fez com que muitos fossem buscar a graduação pra não perder espaço no mercado de trabalho. Essa lei gera exclusividade de atuação aos pedagogos, o que ajuda muito na hora de conseguir um emprego, vai dizer.

Existe MUITA escola pública nesse Brasilzão. Ou seja, o setor público é um empregador com inúmeras oportunidades. Além disso, também existe MUITA escola particular. E tudo isso DENTRO da escola. Como você já leu, também rolam várias oportunidades em outras áreas de atuação.

E aí, Pedagogia é pra você?

Sempre brincou de ser professor (a) quando era criança? Tem jeito com os pequenos? Ama aprender e ensinar coisas? Olha, talvez esse seja o curso perfeito para você.

Então aproveite que as inscrições do processo seletivo para o 1° semestre de 2020 estão abertas e faça sua inscrição CLICANDO AQUI.

Fonte: www.quecurso.com.br