CPTM faz licitação para diminuir tempo de espera dos passageiros na Linha 12-Safira - 18/07/2019

 

Passageiros ficam parados após falha na Linha 12-Safira da CPTM — Foto: Reprodução TV Globo

 

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou, nesta quinta-feira (18), um edital de licitação para a prestação de serviços especializados de engenharia na Linha 12-Safira.

O objetivo é diminuir o tempo de espera dos trens para 3 minutos na maior parte da linha (entre as estações Tatuapé e Calmon Viana).

Só em 2019, a Linha 12 registrou 27 falhas, sendo 14 delas nos trens e cinco em equipamentos de via, segundo a apuração da TV Globo.

A sessão pública para o processamento da licitação e recebimento de propostas acontecerá em 24 de setembro, e o modelo do processo é o de menor preço --ou seja, vence a licitação o interessado que apresentar a melhor oferta para o serviço.

 


 

Segundo o documento disponibilizado pela CPTM, a licitação prevê a prestação de serviços especializados de engenharia para a criação do projeto executivo, o fornecimento e implantação de uma tecnologia de áudio frequência (AF) e sinais automáticos entre Tatuapé e Calmon Viana.

A licitação ainda prevê a admissão de interessados na forma de consórcio e o prazo de execução do serviço é de 18 meses, a contar da data de assinatura do contrato.

Sistema atual

Atualmente, a Linha 12 utiliza o sistema ATC (Automatic Train Control), de controle automático de trens. Esse sistema opera em “blocos”, ou seja, os trens ficam com grandes espaços entre uma composição e outra, o que gera um maior tempo de espera para o passageiro.

Com a implantação da nova tecnologia, segundo a previsão do CPTM, os trens poderão operar mais próximos uns dos outros, o que possibilita a inserção de mais composições na linha, aumentando a velocidade de circulação e reduzindo o tempo de espera.


Fonte: G1





Calendário Acadêmico

Passe o mouse nas datas marcadas e clique para ver os detalhes.

Central do aluno


Alunos! Todas as informações úteis para o seu dia-a-dia acadêmico.

Acessar

Instituição Participante - PROUNI