Complexidade tributária e o cenário brasileiro - 26/09/2018

Em homenagem ao dia do Contador, celebrado no último dia 22 de setembro, tivemos na UniPaulistana a palestra do profissional de contabilidade, consultor e professor Evaldo Eloi da Silva Veiga, que falou sobre a complexidade tributária existente no país.

Dentre os aspectos abordados, chamou a atenção para o ambiente tributário brasileiro, a existência de 93 tributos e outras dezenas de obrigações acessórias, a necessidade de se ter decretos, códigos, leis, portarias, resoluções e instruções, que envolvem relacionamentos entre as esferas municipais, estaduais e federais.

Segundo as palavras do consultor, o cenário tributário brasileiro pode ser comparado a um “manicômio tributário brasileiro”, o que coloca o Brasil na posição de vice-campeão mundial em complexidade fiscal, perdendo apenas para a Turquia, conforme dados do Índice de Complexidade TMF.

Segundo o Prof. Angelo Yasui, este ambiente de complexidade faz com que as empresas busquem aprimorar a sua capacidade de planejamento e gestão, o que tem ampliado a demanda por profissionais da área contábil e financeira.

Encerrando o evento, o Prof. Angelo Yasui, comentou sobre a aprovação dos alunos no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.