Ciências Contábeis: saiba mais sobre a profissão - 07/10/2019

Você quer saber o que são ciências contábeis na prática?

Você, no auge dos seus sei lá quantos anos, consegue controlar a sua grana? Você é daqueles que coloca todos os seus gastos numa planilha e que separa um dinheirinho pra poupança todo mês? Parece normal, mas são poucos os que conseguem fazer isso regularmente.

Já que você é um mito das economias, bora aprender mais sobre a profissão de contador?

O contador é o profissional que trabalha com a área financeira, econômica e patrimonial das empresas. Ele pode controlar os gastos de uma organização, ser responsável pela análise e cálculo de impostos ou então ajudar na declaração do imposto de renda da galera. Os profissionais das Ciências Contábeis também são fundamentais na hora de dar base para uma tomada de decisão que envolva a grana da empresa.

O Perfil de um Contador

Já que analisa os resultados financeiros, responsabilidade e ética são duas características essenciais pro contador. Deveriam ser pra todo mundo, mas a gente sabe que não é assim que a banda toca no Brasil.

Além disso, o profissional precisa curtir trabalhar com números e ser organizado. Ninguém vai querer ser orientado por quem só não esquece a cabeça porque tá grudada no corpo.

O contador também precisa ficar ligado nas leis contábeis, pra não fazer besteira na hora de auxiliar a emissão de uma nota fiscal ou deixar de pagar um imposto, por exemplo.

A capacidade analítica também é peça chave. Não sabe o que é isso? É a capacidade de analisar números e informações, interpretar o que elas querem dizer para a partir deste entendimento sugerir ou tomar ações estratégicas.

Quer um exemplo? Verificar quanto a empresa da Elizabete tá gastando no mês, onde estão os maiores custos, classificá-los, pensar em como você poderia economizar naquela área e falar pra tia Bete comprar um tipo de máquina de costura com melhor custo/benefício.

Áreas de Atuação

Auditoria

Nessa área, o contador vai fiscalizar o trabalho de outros contadores e profissionais da área. A auditoria serve pra ter certeza de que uma empresa não tá desviando/lavando dinheiro, sonegando algum imposto ou ainda fazendo algum procedimento incorreto. Ainda bem que isso quase não rola no Brasil!

Contabilidade ambiental

O contador pode atuar na área ambiental da empresa, fazendo o controle e planejamento de investimentos em projetos como a redução de lixo gerado, da emissão de poluentes e vários outros.

Contabilidade Gerencial

O profissional das Ciências Contábeis também lida com o controle da grana da empresa como um todo. Esse controle é importantíssimo, porque ajuda na hora da empresa tomar uma decisão importante.

Essa parte inclui tipo tudo do mundo das finanças e contabilidade que você possa imaginar. Custos, receitas, lucro, depreciação, taxas, impostos e muitos outros nomes que você talvez nunca tenha ouvido falar.

Controle

Os contadores que trabalham com controle são responsáveis por demonstrar capacidade para pesquisar, examinar, analisar e fundamentar provas – onde muitas vezes quem solicita é um juiz ou uma das partes envolvidas.

Ensino

O profissional pode atuar ensinando outros profissionais sobre vários assuntos da área. Uma mudança na lei, uma nova prática ou até mesmo o treinamento de novos funcionários da empresa.

O Dia a Dia de um Contador

Se você procura uma rotina radical, aventureira e cheia de emoções diferentes todos os dias, talvez o curso de Ciências Contábeis não seja o mais indicado.

Beleza, você pode ter um dia a dia cheio de emoções.

O contador tem uma rotina recheada de números, planilhas, análises e relatórios. Se parece chato pra você, pode ser que esse não seja o curso dos seus sonhos.

As planilhas feitas por esses profissionais podem ser as mais importantes do bagulho todo. Afinal, são eles que analisam as operações financeiras e administrativas da empresa. Imagina se rola uma cagada um equívoco nas contas e, de repente, somem uns 3 trilhões de reais.

Se isso acontecer algum dia, você pode chamar a empresa de Brasil.

Por falar em Brasil, lembre-se que o setor público também precisa (E MUITO) de contadores. Qualquer prefeitura (dos menores até os maiores municípios) exige este trabalho. Secretarias, governos e outros órgãos públicos também têm essa necessidade.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho pra galera de Ciências Contábeis é tão bom que, mesmo tendo mais de mil universidades que oferecem o curso, quase todos os profissionais encontram-se trabalhando, contratadinhos, tudo susse.

#FicaADica: como em qualquer área de atuação, algumas cidades possuem mais oportunidades do que outras, a crise pode impactar na oferta de emprego e inúmeros outros fatores podem prejudicar sua entrada no mercado de trabalho. Procure boas instituições de ensino, se dedique bastante no curso e corra atrás de estágios logo cedo.

O contador pode trabalhar:

• No setor financeiro ou tributário (impostos) das empresas;
  • Em empresas de auditoria, fiscalizando outras empresas;
  • Em escritórios de contabilidade, prestando serviço pra pessoas e empresas;
  • Por conta própria, dando consultoria (para pessoas ou empresas).

ATENÇÃO: pra poder atuar na área das Ciências Contábeis, o profissional precisa passar no Exame de Suficiência da Classe Contábil. Esse exame é uma provona pra ver quem pode trabalhar na área e quem ainda precisa estudar mais.

E aí, acha que o curso é pra você?

Se você gosta de trabalhar com números e ama uma boa mistura de administração, economia e gestão, talvez ciências contábeis seja tua área. O que acha?

Entao, aproveite que as inscrições no processo seletivo para o 1° semestre de 2020 da UniPaulistana estão abertas, CLIQUE AQUI e inscreva-se já.

Fonte: www.quecurso.com.br