Licenciatura - Pedagogia

 


Objetivos/competências e habilidades do curso:   

De acordo com a Missão Institucional: implementar e socializar o conhecimento e o saber, promovendo a formação profissional inicial, integral, competente e de excelência de seus alunos, voltada para o planejamento participativo e multiprofissional de ações, para o atendimento das demandas sociais e para a ampliação da cidadania, e tendo a Linha de Atuação Acadêmica Educação, Arte e Cultura. O curso de Pedagogia foi elaborado de acordo com a Resolução CNE/CES nº 01, de 15 de maio de 2006.

Em coerência com a missão da instituição são garantidas formação humanística e visão global que habilitam o aluno a compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente, além de uma formação técnica e científica para atuar na área da Educação.

O Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia contempla como objetivos e competências específicas desse profissional:

- Reconhecer a ação educativa como prática social de intervenção e transformação da sociedade;

- Estudar fundamentos científicos, filosóficos, sociológicos, psicológicos e pedagógicos, desenvolvendo uma postura crítica frente à Sociedade e à Educação;

- Promover por meio do ensino, pesquisa e extensão, o desenvolvimento de habilidades como: criticidade, criatividade, responsabilidade, autonomia, investigação científica e comprometimento com a educação transformadora;

- Compreender a dimensão pedagógica da ação educativa com seus três elementos: o conhecimento, o ensino e a aprendizagem, como objeto de estudo e referência para a atuação do pedagogo;

- Compreender a inclusão em seu sentido mais amplo, mantendo uma atitude de respeito à diversidade;

- Propiciar estudos teórico-práticos de investigação e reflexão crítica sobre planejamento, execução e avaliação de atividades educativas;

- Habilitar profissionais para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Gestão Educacional, bem como, em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

Perfil Profissional do Egresso
 


O egresso do Curso dePedagogia, de acordo com a missão da UniPaulistana e da Política de Linhas de Atuação Acadêmica: Educação, Arte e Cultura e também em consonância com a Resolução CNE/CES nº 01 de 15 de maio de 2006, será um profissional que revele as seguintes competências e habilidades:
 

  • Atuar com ética, compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária;
     
  • Reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
      
  • Identificar problemas socioculturais e educacionais, propor ações criativas às questões da qualidade da educação e medidas que visem minimizar a exclusão social com consciência respeitando as diferenças ambiental-ecológica, étnico-raciais, de gênero, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
      
  • Desenvolvimento do projeto pedagógico, sistematizando as atividades de educação caracterizadas por valores comuns como: solidariedade, cooperação, responsabilidade e compromisso;
      
  • Desenvolvimento de uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social;
     
  • Trabalhar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
     
  • Relacionar as linguagens dos meios de comunicação aplicadas à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano.
     
  • Diferenciar em nível teórico e prático, a partir de pressupostos teórico-metodológicos, as concepções que norteiam o fazer docente compreendendo que, qualquer ação que pretenda ser transformadora da realidade, necessita ser planejada.
     
  • Formação sólida, pautada na unidade teoria-prática como pressuposto para a atuação nos processos de gestão nas instituições educativas, bem como em outros âmbitos em que formação docente seja contemplada;
     
  • Ressignificação da ação do pedagogo apoiada numa contínua atitude investigativa, preferentemente de caráter coletivo, em que o conhecimento compartilhado e a investigação orientem o processo de se tornar um educador.
     

O egresso desse curso, por meio de conteúdos específicos, estuda a Política de Educação Ambiental, como preceitua a Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999, de acordo com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 e Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012, inserida na disciplina Educação Ambiental, o estudo de Libras ocorre em uma disciplina contemplada na matriz curricular do 6º semestre. Contempla, por meio de conteúdo inserido na disciplina Pedagogia da Diversidade, o estudo da Educação das Relações ?tnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, em conformidade com a Resolução CNE/CP n° 01 de 17 de junho de 2004, e também a Educação em Direitos Humanos, inserida na disciplina ?tica, Cidadania e Direitos Humanos, em conformidade com a Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Além de serem abordados nas disciplinas nas quais estão inseridos, todos esses conteúdos são também tratados por meio dos temas transversais e nas atividades interdisciplinares desenvolvidas ao longo do curso.

Para atender a finalidade maior, os profissionais formados pelo curso estão aptos a atuar nos seguintes postos: Docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), Gestão Educacional, bem como, em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
 


Duração: 7 semestres
Carga horária: 3.220 horas
Período: Noturno (80 vagas)
Reconhecimento: Portaria nº 340 de 28/07/2016 - publicada no DOU em 29/07/2016
 

Docente
Titulação
Elena Esteban Del Vale Especialista
Genize Molina Zilio barros Mestre
Gisele Alves da Silva Damasceno Especialista
Paula Moisés Soreli Especialista
Railda Lopes da Rocha Mestre
Vania Haddad Diego Soares Doutora




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